Logística integrada: o que é e quais são seus benefícios

Softruck – Gestão de Frotas

Nos últimos anos, a logística saiu do patamar de área operacional e passou a contribuir mais ativamente com estratégias que ajudam a promover melhorias e alavancar os resultados do negócio. Nesse sentido, surge o conceito da logística integrada.

Hoje iremos falar mais sobre esse assunto, explicando o conceito e quais vantagens ela proporciona. Continue acompanhando a leitura e saiba mais!
O que é logística integrada, afinal?

De forma resumida, podemos dizer que a logística integrada, como o próprio nome sugere, permite e estimula a união e interatividade de forma dinâmica entre os diversos setores e processos de uma empresa. Em um sentindo ainda mais amplo, ela foi desenvolvida para que os gestores pudessem gerenciar a cadeia de suprimentos de forma mais estratégica.

Ou seja, se a logística era a responsável por processos como gestão de estoques e transporte, por exemplo, hoje ela permite um gerenciamento mais eficaz das atividades de compras, armazenagem, do processo produtivo e todas as etapas do transporte e permite, ainda, o acompanhamento das atividades de seus fornecedores e parceiros, integrando processos que sejam relacionados e que impactem nas etapas seguintes.

Além da gestão dos processos, vale dizer, também, que a logística integrada trata da gestão do fluxo de informações que são geradas e compartilhadas ao longo da cadeia.
Como ela pode ser aplicada?

Por se tratar de uma cadeia integrada e com processos bem alinhados, pode-se dizer que um dos aspectos centrais a respeito da aplicação da logística integrada é a gestão da comunicação entre as partes. Para que os processos possam ser otimizados, alinhados e operar com sinergia, é necessário manter um fluxo de informações constante, claro e objetivo.

O compartilhamento de informações em tempo real é fundamental para que decisões sejam tomadas em menor tempo e de forma muito mais assertiva. Por exemplo: o setor de estoques precisa repassar informações a respeito dos níveis de estoque dos itens para que o setor de compras possa saber exatamente o que e em quais quantidades precisa ser comprado e, a partir disso, acione o fornecedor. O setor de vendas também deve ter acesso a essas informações, para que possa identificar a disponibilidade dos produtos oferecidos aos clientes.
Quais são seus principais benefícios?

O primeiro e, talvez, principal benefício que a logística integrada proporciona é o controle sobre o fluxo dos produtos e processos. Ou seja, com a integração das áreas e empresas envolvidas na cadeia logística, um gestor pode acompanhar um fluxo de venda do momento que o fornecedor libera os produtos até a última ponta, que é a entrega ao cliente final.

Com o foco voltado para outros processos, que não sejam apenas atividades logísticas, o trabalho de melhoria contínua e otimização das rotinas de trabalho passa a existir ao longo de toda a cadeia, o que acaba beneficiando todos os elos envolvidos.

Isso, na maioria dos casos, representa melhores índices de produtividade, redução de custos ao longo de toda a cadeia, aumento da lucratividade, criação de valor e, principalmente, aumento da vantagem competitiva, uma vez que as empresas deixam de ser competidores isolados e passam a competir como uma cadeia no mercado.

O artigo de hoje mostrou que a logística integrada se trata da evolução da forma como a logística é gerenciada, visto que ela deixa de manter o foco apenas em atividades operacionais como recebimento, gestão de estoques e distribuição, por exemplo, e passa a gerenciar e acompanhar outros processos que estão dentro de uma cadeia de suprimentos, desde o fornecedor de matéria-prima, até a chegada do produto no cliente final.

Quer conhecer uma alternativa diferenciada e totalmente eficiente para a integração logística da sua gestão de frota? Acesse www.softruck.com.br ou ligue para (031) 3234-2800.

//
Atendimento
Comercial
Disponível